segunda-feira, 14 de março de 2011

Guerra Fria, ARPHANET, como tudo começou...


Se não fosse a guerra fria acredito que o mundo da tecnologia da informação hoje não seria tão avançado como é, atualmente, como todos sabem, temos livre acesso a computadores com internet e vivemos em meio a grandes e importantes redes sociais. E tudo isso graças à empresa ARPA . (Advanced Research and Projects Agency).
A Internet nasceu quase sem querer. Foi criada nos tempos remotos da Guerra Fria, e seu nome era ARPHANET para manter e facilitar a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, por mais que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear ou algo parecido.
O inicio, como era a ARPHANET

 E quando a ameaça da Guerra Fria “acabou”, ArphaNet já não era mais interessante para os militares, e assim não foi preciso manter o sigilo sobre a criação. Com isso foi liberado o acesso para cientistas, que em seguida liberou a rede para universidades e assim para universidades de outros países, até que enfim a então ArphaNet, foi liberada para pesquisadores domésticos, até que então, hoje temos mais de 5 milhões de pessoas conectadas a rede de comunicação mundial.
Nos dias atuais, não é mais um luxo, ostentação ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio de computadores e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada a maior forma de tecnologia de informação desenvolvida pelo homem.
Informações obtidas no Network Wizard Internet Domain Survey.

A Internet é composta de aproximadamente 50.000 redes internacionais, sendo que mais ou menos a metade delas nos Estados Unidos. A partir de julho de 1995, havia mais de 6 milhões de computadores permanentemente conectados à Internet, além de muitos sistemas portáteis e de desktop que ficavam online por apenas alguns momentos.
 
Hoje o continente asiático é o que mais possui internautas: 41,3%


Contudo acredito que se a Guerra Fria não tivesse estourado, de maneira alguma a tecnologia da informação estaria no nível que está. Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.



Um comentário:

  1. Gostei do texto e do blog. Só tem um problema: a cor dos links visitados é igual ao do fundo da página, que faz o texto desaparecer quando se recarrega a página.

    ResponderExcluir